quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

DIA 036


   Comecei um curso de inglês para adultos numa escola. Já foi interessante desde a matrícula. Primeiro porque o preço do semestre é trinta e cinco dólares. Segundo para quando disse que cursava História a senhora da recepção me disse: você deve conhecer meu nome, Catarina! Eu respondi sim senhora, como a czarina russa... Ela sorriu com a resposta correta.
    Há pessoas de todas as partes do mundo na aula. Além dos vários mexicanos tem colegas de Bangladesh, Iraque, França, Coréia do Sul e Ucrânia. Minha colega ucraniana andou sentando perto de mim alguns dias. Ela fala russo! Disse a ela que não sabia nada sobre a Rússia e que a única palavra que conhecia era pravda. Ela não entendeu e me pediu para explicar. Disse que sabia, pois era o nome de um jornal da época da Revolução Russa. A moça ficou extremamente surpresa e disse que não acreditava e estudávamos essas coisas. Disse a ela que isto era importante para a História mundial e que muitos de meus colegas possuíam bastante interesse neste tema. Ela me disse que tinha estudado um pouco no colégio, mas que não dava importância.
    Meus colegas iraquianos também ficaram surpresos quando lhes cumprimentei dizendo: Salam Aleikum! Perguntaram se eu era mulçumano então disse que não mas que possuía grande admiração pela cultura do islã.
    A senhora francesa riu muito quando disse que usávamos chic no Brasil para chamar uma pessoa elegante. Esse lugar é demais...

Nenhum comentário: