terça-feira, 17 de janeiro de 2012

DIA 037



    Há alguns dias fui a um restaurante com música ao vivo. Já havia estado antes e comido um hambúrguer muito bom, estilo caseiro e com carne de verdade. Peguei uma programação em que em um dos dias era uma noite de jazz. Fomos os três desbravadores estudantes juntos. Não tínhamos certeza do que encontraríamos.
    O ambiente bastante aconchegante. A luz baixa e com paredes escuras. Um pequeno palco à frente com bateria, teclado e violoncelo. Ao fundo uma máquina de chopp, degustação gratuita! A única coisa que não atraiu muito foi o público. Tirando nós três, a média de idade da galera devia ser setenta anos. Não sei se já escrevi sobre isto, mas também deve ser a média da cidade. O grosso da população é de aposentados. Isto tem limitado um tanto a diversão.
    Pois bem, com lugares já reservados sentamos de frente ao palco. Em seguida dois homens feitos e uma senhora negra de idade sobem ao palco. Eles iniciam um aquecimento e se percebe que a senhora canta muito bem. Eles começam a tocar. Não sou um conhecedor de jazz então me entusiasmei com músicas que conhecia e com aquelas que a cantora chamava o público no refrão. Música acompanhada de cerveja e comida. Tudo bom até a pausa...
    Durante o intervalo a cantora passou próximo de nossa mesa. Então a chamei e disse que era brasileiro e gostaria de ouvir uma canção de meu país. Ela disse que poderia tentar. Quando retornou da pausa a senhora já começou com Insensatez (Tom Jobim\ Vinícius de Moraes) e o que já estava bom ficou fantástico. Após mais umas músicas americanas ela me toca Corcovado (Astrud Gilberto\Tom Jobim\João Gilberto\Stan Getz) ao meu lado uma senhora virava os olhos e sussurrava: Antônio Carlos Jobim, 1968...
    Claro que elas foram cantadas em suas versões em inglês, mas fiquei imensamente satisfeito com meu pedido atendido. Ver a reação das pessoas que conheciam as músicas me pôs muito satisfeito também. Durante a execução das canções minha pele arrepiava e sentia um orgulho tremendo de nossa cultura.

Nenhum comentário: